
Participar de uma entrevista de emprego, sempre é um momento desafiador, mesmo para aqueles que estão bem preparados.
No momento da entrevista além da questão "nervosismo" tem ainda a pressão por estar se recolocando no mercado de trabalho.
Existem algumas perguntas subjetivas que os recrutadores costumam fazer para entender o nível de desenvolvimento humano e auto conhecimento do candidato que podem deixar os candidatos mais ansiosos. Entre elas está a famosa “me fale sobre seus pontos fracos”
Parece fácil falar sobre nossas fraquezas, mas na verdade não é uma tarefa fácil, mas temos uma boa notícia: Não é impossível!
Preparamos um especial para você, que vai te ajudar a responder com mais facilidade na próxima entrevista. Vamos conferir?
EVITE RESPOSTAS CLICHÊS.
Quais são as respostas clichês?
Eu sou perfeccionista, sou exigente, sou preocupado, sou ansioso.... Responder que é ansioso para entregar um trabalho bem feito não é uma boa resposta, isso é o tipo de resposta clichê que os recrutadores identificam. Os recrutadores querem mais!
Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tente explicar em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo”. Tente explicar como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.
MANTENHA A O FOCO DA CONVERSA NO ÂMBITO PROFISSIONAL
Sua resposta sempre deve ser relacionada apenas às características que influenciam no trabalho. Procure falar sobre atributos que têm relação com quem você é no ambiente profissional, como por exemplo a timidez que tem relevância no mundo do trabalho.
Não é o momento para uma consulta e começar a comentar que tem dificuldade para dormir a noite, ou outro tema no âmbito pessoal.
INFORME O QUE ESTÁ FAZENDO PARA MELHORAR SEU PONTO FRACO
Logo após informar seu ponto fraco, é interessante informar ao recrutado como você está tentando superar, o que está fazendo para desenvolver esse ponto fraco. Dessa forma, você demonstra que tem conhecimento sobre seus obstáculos e que tomou – ou está tomando – a iniciativa para buscar melhoria e para evoluir cada vez mais.
Dica importante: Seja confiante, confie em si mesmo e mantenha o pensamento positivo durante a entrevista de emprego, isso fará a diferença para você! Caso você passe na entrevista ou precise participar de um novo processo seletivo, tenha consigo que de qualquer forma você está ganhando, em todas as situações você sempre aprende, sempre é uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento.
Você está procurando por boas oportunidades no mercado de trabalho? Clique aqui e boa sorte!
#compartilhe se curtiu!